31 3586-9068
31 3586-9069
31 98444-9606

ENTREGAMOS EM TODO BRASIL VIA TRANSPORTADOR

Segunda a Sexta-feira, das 8:30 até 18:30 e sábado das 9:00 até 13:00

Nossa História


A nossa história inicia verdadeiramente no ano de 1994 em Honduras, na América Central, quando o fundador e diretor da Ecofogão Rogério Miranda, que então era o diretor executivo da ONG PROLEÑA/Honduras iniciou os primeiro projetos para um fogão a lenha eficiente e de combustão mais limpa.

Rogério, que é engenheiro florestal, natural de Rio Doce- MG, ficou motivado para este projeto devido a que 75% da população de Honduras utilizava lenha em fogões muito rústicos, e o alto consumo de lenha era uma das principais causas de desmatamento no país. E foi com a Dona Justa, uma líder comunitária local, que se desenvolveu o primeiro modelo de fogão ecológico que também incluía uma chapa de ferro fechada e evitada a fuga de fumaça dentro dos ambientes das cozinhas.

Posteriormente, com o apoio do Dr. Larry Winirarsky da Aprovecho Research Center dos EUA, se introduziu a câmara rocket nos fogões, os quais foram então denominados Fogões Justa, em reconhecimento a liderança da Dona Justa na promoção desta tecnologia.

Dona Justa e o primeiro modelo de fogão ecológico em 1994, em Honduras.

Dona Justa e o primeiro modelo de fogão ecológico em 1994, em Honduras.

Primeira fábrica de ecofogones, na Nicarágua 2001.

Primeira fábrica de ecofogones, na Nicarágua 2001.

Já na Nicarágua em 1999, com o apoio da USAID, Rogério Miranda, que era diretor executivo da ONG PROLEÑA/Nicarágua, estabeleceu uma fábrica para os fogões ecológicos, que eram então produzidos com chapas metálicas, e, portanto portáteis, e que foram denominados Ecofogones.

A partir de 2003 de volta ao Brasil, começou a desenvolver a empresa Ecofogão Indústria de Fogões Ltda., a qual adaptou os Ecofogões às condições brasileiras, com melhores materiais, novos modelos e novas aplicações como forno e serpentina.

Desde sua fundação, a Ecofogão tem fabricado e vendido milhares de Ecofogões, de norte a sul do Brasil, e inclusive para a África e Portugal.

Rogério e o Ecofogão têm recebido importantes reconhecimentos e prêmios a nível nacional e internacional, principalmente pela promoção do uso sustentável da lenha e prevenção de poluição doméstica, e que são:

I) Premio Ashden Award de energia social em 2003 em Londres devido ao projeto Pro-Tortilha implementado na Nicarágua

II) Premio Planeta Casa de energia sustentável em São Paulo em 2004, pelo Planeta Sustentável

III) Reconhecimento pela USAID/Brasil em 2006 por sua contribuição a melhoria das condições de cocção com lenha para as famílias carentes do Brasil

IV) Reconhecimento como um dos melhores exemplos de tecnologia de uso eficiente da energia e melhoria da qualidade do ar em 2010, pelo premio Hugo Werneck de sustentabilidade.

Hoje em dia, Rogério junto a sua esposa Cecília Mendoza, natural da Nicarágua, e com o apoio do seu irmão Emílio Miranda, lideram a Ecofogão Indústria Ltda., oferecendo para todo Brasil produtos práticos, modernos e ecologicamente corretos.